21 janeiro 2019

Pele oleosa: o que é e como cuidar


Quem tem a pele oleosa assim como eu sabe que precisa redobrar os cuidados durante o verão para prevenir aquele aspecto de pele "brilhando", o entupimento dos poros e o surgimento de cravos e espinhas. Para cuidar deste tipo de pele, é preciso ter uma rotina de limpeza de pele profunda e diária, usando produtos específicos para controlar a oleosidade.

Se você não sabe se a sua pele é mista ou oleosa, vou te ajudar! As principais características da oleosidade são: brilho intenso, tendência à acnes e espinhas e poros dilatados. Alguns hábitos podem intensificar a oleosidade da sua pele como lavar o rosto mais de 3 vezes por dia, ter uma alimentação rica em alimentos gordurosos, usar um produto contraindicado para o seu tipo de pele e usar água quente na região do rosto.

Quem usa muita maquiagem deve reparar que alguns produtos podem intensificar o problema. A dica é sempre optar por versões "oil free" e com toque seco. Além disso, é importante ter alguns cuidados diariamente, como lavar o rosto antes da make, aplicar um hidratante ou primer com efeito matificante, usar uma base com toque seco, apostar no pó compacto e finalizar com um spray antioleosidade ou água termal.

Uma curiosidade que até antes de fazer esse post eu não sabia e pesquisando na internet eu descobri que pessoas com pele negra são mais propícias a ter pele oleosa. Isso acontece porque a pele negra possui fibras de colágeno mais densas além de glândulas sebáceas maiores.

Para driblar a oleosidade durante os dias mais quentes, invista em produtos com ácido salicílico (reduz a oleosidade e possui ação anti-inflamatória) e zinco (diminui a produção de sebo pelas glândulas sebáceas). Levar água termal na bolsa também é uma ótima opção para deixar o rosto sempre fresquinho!

0 comentários:

Postar um comentário